quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

"Abrir os olhos” para o ruído



No passado dia 28 de outubro de 2014, no âmbito da disciplina de Ciências Físicas e Naturais, a turma do 3º CBI recebeu na Escola a Engenheira Gracinda Barbosa do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.


A atividade iniciou com uma pequena palestra e exploração de um diaporama sobre o conceito de som, de ruído, de poluição sonora, Escala de Nível Sonoro, funcionamento do sonómetro, autoridades competentes para as questões relacionadas com ruído, medidas adotadas para diminuição dos níveis de ruído na cidade e medidas para preservação da saúde do aparelho auditivo.

Mais elucidados sobre a problemática, a turma saiu da sala para dar início a uma atividade de sensibilização para o ruído. Assim, em grupos de dois, um dos alunos foi vendado e deixou-se guiar pelo colega que o levou pelo braço percorrendo ruas da cidade de Viana do Castelo. Pretendia-se desta forma apurar o sentido da audição e aumentar a sensibilidade para o mesmo. Pode desta forma constatar-se que as zonas de maior movimento, de mais trânsito, de maior circulação de peões e de restauração, são as que apresentam maior nível de ruído.

A poluição sonora é responsável por prejuízos na saúde humana, como perda de audição, dor de cabeça, cansaço. Este tipo de poluição pode prevenir-se facilmente uma vez que, eliminadas as fontes, desaparece. Apesar das diversas medidas que têm vindo a ser tomadas neste sentido, cabe ainda a cada um zelar pela saúde do seu aparelho auditivo.





Alunos do 3CBI, 2014/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário