O projeto ContactAR-TE – artes em diálogo, neste ano letivo na terceira edição, tem permitido aos alunos da EPMVC, o contacto com expressões artísticas próximas da música, como a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura, a literatura, o teatro e o cinema.
Cada trimestre as várias disciplinas desenvolvem atividades em volta de um tema comum. No ano passado, por exemplo, os temas foram A Noite, Amores Proibidos e O Mar. Este ano letivo os temas O Campo, A Cidade e A Revolução Francesa, foram definidos em função de um leitmotiv agregador: Ludwig van Beethoven.
Assim, durante os últimos três anos letivos foram desenvolvidas várias atividades, como por exemplo: construções coreográficas de obras musicais; visualização de filmes, peças de teatro e documentários; organização de exposições de trabalhos realizados no âmbito das várias disciplinas; audições comentadas; recitação de poesia; concursos de textos; um concurso de fotografia; e momentos musicais, como À la Volonté du Peuple.
Este último trabalho foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Francês e Física do Som – Formação Auditiva e surgiu após a visualização do filme Les Misérables, musical de 2013, uma adaptação do romance de Victor Hugo com o mesmo nome.
A terceira edição da iniciativa, que teve lugar no ano letivo de 2012-2013, arrancou, em novembro 2012, com a audição comentada em torno da Sinfonia Pastoral de Beethoven e teve como um dos momentos fortes o FEIRÃO realizado, a 21 de novembro de 2012, com o propósito de ajudar instituições de cariz social de Viana do Castelo.
No dia 4 de dezembro de 2013, por exemplo, no âmbito da O Campo,
foi feita, na biblioteca da
escola, uma breve apresentação da vida e obra de Miguel Torga, pelo aluno André
Rocha, seguida da leitura de poesia do autor, feita pelos alunos Yekaterina
Kunchiskaya, André Rocha, Bárbara Gomes e Georges Pereira. Este momento de
poesia foi acompanhado ao piano pela aluna Maria Teresa Antunes.
Esta atividade teve como principais objetivos: promover o
conhecimento da vida e obra deste autor, promover a leitura de forma autónoma e
criativa e desenvolver técnicas diversificadas de expressão oral.