terça-feira, 12 de março de 2013

In English!




So I See
by Manuel Brásio, St. Valentine's Day 2010


In the deep and cold darkness
Your face comes to me
So beautiful
So much brightness
Your light
You’re an angel
So pure, my love, yet so dangerous
I’m yours but your heart is not mine
But if you’re happy
For me
That’s fine
Your Valentine




Mini-Sagas (A mini-saga is a story of exactly 50 words)

The Green Hat
by Pedro Alves, 2010

It was ten o’clock when I woke up. I got dressed and realized that my green hat, which was on top of my music scores, was missing. I was looking for it, and when I entered the living-room, my cat was playing the piano with my hat on its head.


The Sound of Our Kiss
by Diana Peixoto, 2010

He has come close to me to sing in a soft and tender voice the songs we have been playing together. But he is stuttering and I am getting a bit nervous. What is happening between us now? We are so very close. Finally, he gives me an unforgettable kiss.


A piece of advice? I'm all ears

“Being a musician is like being an Olympic athlete, and obviously, musicians also have to be in very good shape. A musician has to practice a lot every day. In fact, there are two important things to work on daily: our technique and our musicality… we have to combine these the best way possible.”
Marta Lajoso, 2011

“In order to be a good musician you need to love what you do. Behind each concert are hours of practice, therefore, musicians need to be patient too. They need to be perfectionists and pay attention to all the details so that it gets better and better, day after day.”
Paula Miranda, 2011

“If we love music and we feel our hearts pumping at the beat of every note, all the work that is necessary to prepare our performances pays off. If we enjoy ourselves and our work, not only will we sound better, but the audience will enjoy our music as well.”
Tiago Azevedo, 2011

“To be a musician you have to love what you do, you have to enjoy music and music lessons and you have to be devoted to learning. In my opinion musicians live a full life because they have the opportunity to share their feelings … their soul…”
Ana Rita Júnior, 2011

“Musicians spend more than a third of their time working. In order to practice, you lose time with your family, your friends, with yourself… But when you play, even if it is just for one person, and that person applauds you, the feeling is great and you feel eager to keep on working more and more.”
Manuela Ferrão, 2011

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

POESIA (vários alunos/vários anos)


Palavras

Há palavras que ferem,
Outras que são como um suave beijo.
Há palavras que passam como o vento,
Há palavras que fazem sentir saudade!

Há palavras que são de amizade,
Há palavras que são de amor.
Há palavras que são ditas sem intenção,
Outras, apenas ditas em vão!

Inês Moreira, 2013


As Palavras

   Há palavras que são como o vento,
   Outras uma cicatriz.
   Há palavras que nos fazem pensar,
   Outras… Apenas nos fazem chorar.
   Existem aquelas que nunca queremos ouvir,
   Mas também há aquelas
que nos fazem falta todos os dias.
   Eu amo apenas as que saem do coração
   
E detesto aquelas que ditas em vão.

   
       Rafaela Monteiro, 2013



Vamos Viver
Tudo gira e anda a volta,
à nossa volta, ao pé de nós.

Ainda agora , ainda agora vi
do outro lado,
um outro igual,
perdido,
encontrado em mim..

O que será que nos espera?
Esta troca de emoções
de dois perdidos,
desconhecidos
que se encontraram
 um dia
os dois?

Sentaram-se
 a olhar um para o outro,
nesse instante escondido,
alguém pára longe,
simplesmente a andar.

O poder do toque,
simples,
 o desejo do querer…
Sinto-te aqui tão perto!
Sinto pena, de só te poder ver!

Olha, pega, dura, segura,
 alma doente, carente de ternura.
Tenho um copo cheio,
Daquilo que tu mais queres para dar.

Alimentas-te assim de mim,
do que sonho, por nós os dois,
da falta que me fazes, quando ando sozinho,
depois…

E por isso também percebo
o que é ter saudades,
 sentir falta de alguém

Que entre outras raridades,
já foi parte de mim
e me deixou,
bem metade.
Sem!

E por isso estou aqui
e descobri.
Quero viver em ti!

Acorda, acorda agora, por favor,
e desnorteia o meu ser.
Perco-me de bom grado,
nos teus ombros, abraçado,
Meu amor,
Vamos viver!

Manuel Brásio, Dia Mundial da Dança, 2010 

Pensador exuberante,
criador marinho no céu azul.
Vivemos trocados,
e, sem darmos conta,
vivemos.
O meu coração sabe o que quer.
Aprendi que é mais fácil esperar…
Neste momento espero,
neste momento aguardo,
neste momento desespero,
com desagrado,
a tua vinda até mim,
com Fantasmas antigos,
e simultaneamente tão presentes,
quase a fugir…
Só espero ter-te aqui comigo…

Manuel Brásio, 2009


Cozinhando o Amor

Juntam-se dois olhares que se cruzam
250g. de atracção
50g. de ternura
800g. de paixão
1kg. de cumplicidade
desejo q.b.
1 pitada de loucura
e vai ao forno em lume brando.

Andrea Fernandes, 2009

Amor é o mar
Amor é a lua
Amor é seres meu
Amor é eu ser tua.

Amor é o sorriso
Amor é a lágrima
Amor é o destino
Que nos une e nos separa.

Amor é tu?
Não sei, não sei…
Sim, tu, somente tu
És quem eu hoje amo e sempre amarei.

Susana Magalhães, 2009

sábado, 29 de dezembro de 2012

Cuidado com o Ruído!, 2012


Cuidado com o Ruído!
 por Luísa Martins, Elisa Cancela e Ricardo Gomes em 2012 










No dia 27 de setembro de 2012, às 15h30, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, recebemos na EPMV, a Dra. Gracinda do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo que nos falou sobre Som, Ruído, Escala de Nível Sonoro, funcionamento do Sonómetro, Poluição Sonora e medidas para manutenção da saúde do aparelho auditivo.

O instrumento de medição de ruído é o sonómetro e a sua unidade de medida é o decibel (dB).

De seguida, saímos para medir o nível sonoro de vários pontos da cidade de Viana do Castelo. Como seria de esperar, nos locais mais movimentados, com maior trânsito, perto de zonas de restauração ou próximo de obras, o nível sonoro era mais elevado. Tal situação verificou-se, por exemplo, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A poluição sonora apesar de não se acumular no meio ambiente, tal como acontece com outras formas de poluição, tem efeitos adversos sobre a saúde humana, nomeadamente a perda de audição, cansaço, dor de cabeça, aumento do stress, insónias, entre outros. 

Algumas medidas têm vindo a ser adotadas no sentido de diminuir o ruído nas cidades, tais como: o incremento de transportes públicos coletivos e veículos não motorizados; a colocação de rampas de redução de velocidade; o acesso condicionado e a restrição à circulação de determinadas áreas; a utilização de barreiras acústicas; a construção de pisos com características de absorção acústica, entre outras.

Individualmente cada um de nós pode também proteger-se evitando a exposição a sons elevados. Fica o nosso conselho!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Feirão Tradicional na EPMVC, 2012



Na tarde de 21 de Novembro de 2012, no âmbito do Projeto ContactAR-TE, artes em diálogo o pátio da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo transformou-se num grande mercado tradicional onde não faltaram as castanhas (magusto) e os jogos e danças tradicionais. Toda a iniciativa decorreu num clima de festa e de boa disposição e os vários momentos foram preparados com o cuidado e a dedicação necessários.






O propósito era, também, ajudar instituições cariz social e o sorriso rasgado de todos, no final da atividade, assinalou o sentimento de dever cumprido.
O dinheiro angariado pelas seis turmas com a venda dos produtos do mercado reverteu a favor do Gabinete de Atendimento à Família (GAF), uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Viana do Castelo dedicada à ajuda às famílias, que visitámos em Dezembro.


No próprio dia 21 de Novembro, a maioria dos produtos hortícolas que não foram vendidos foram oferecidos à Casa dos Rapazes – Oficinas de São José, uma outra instituição de cariz social da cidade, dedicada à proteção de crianças e jovens.


O prémio de “melhor banca” foi atribuído a duas turmas: 1CBI e 2CISP/2CICT.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Workshop de Tuba com Eduardo Nogueroles em Julho de 2012

Em julho de 2012, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, decorreu um Workshop de Tuba de três dias, com o professor Eduardo Nogueroles.  



A estratégia metodológica do professor consistiu numa abordagem gradativa das temáticas, correspondendo cada dia a um nível diferente. Começou por abordar questões mais básicas, porém indispensáveis, para se atingir uma performance de excelência como a postura, a respiração, a qualidade sonora, etc. De seguida, foram trabalhadas questões como a articulação, as dinâmicas, o registo e a flexibilidade e, por último, foi trabalhada a interpretação.



No que concerne as aulas individuais, o professor demonstrou muito interesse por cada aluno, tal como se depreende pelos comentários emitidos e pelas sugestões apontadas.
 O professor Eduardo Nogueroles explicou a cada aluno o que, no seu entender, são os principais problemas relacionados com a técnica e com a interpretação, dando indicações para tentar solucionar os mesmos.   



Na nossa opinião, este tipo de iniciativas deveriam ser mantidas, pois permitem o conhecimento de diferentes culturas e de diferentes formas de ver o próprio instrumento, ao mesmo tempo que são um incentivo para que cada aluno estude ainda mais. 


Jorge Viana e Daniel Afonso (Tubistas)                   

quarta-feira, 2 de maio de 2012




Em 2011, os alunos do CISP/CICT visitaram o Navio Hospital Gil Eannes e, em  2012, visitaram o Museu do Traje. Estas visitas trouxeram, aos alunos dos Cursos de Instrumentista, conhecimento sobre a história recente da cidade de Viana do Castelo e, uma vez que as visitas guiadas foram em grande parte conduzidas em Inglês, promoveu-se a interligação entre a teoria e a prática, ou seja, entre as aulas de Língua Inglesa na Escola e uma situação real como a visita a um Museu.




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dia de São Valentim 2012


A 14 de Fevereiro 2012, comemorou-se o dia de São Valentim com um coração gigante composto pelos próprios alunos.