terça-feira, 27 de outubro de 2015

Orquestra Nacional de Jovens das Escolas Profissionais realizou o seu XVI Estágio




A Orquestra Sinfónica APROARTE - Orquestra Nacional de Jovens das Escolas Profissionais - realizou o XVI Estágio Nacional de Orquestra que decorreu de 14 a 20 de setembro sob a orientação do Maestro Peter Askim, e teve como pianista convidado Teo Gheorghiu.



O concerto de encerramento do estágio decorreu no dia 20 de Setembro, às 18h00, no Grande Auditório do EUROPARQUE, em Santa Maria da Feira.


Foram interpretadas as seguintes obras:
Tchaikovsky - Concerto para piano nº 1;
Schumann - Sinfonia nº 3 op. 97


Vejam aqui fotografias de alguns dos alunos da EPMVC que participaram no referido estágio/concerto final e leiam as opiniões dos alunos mais novos na Escola que pela primeira vez assistiram a um concerto da Orquestra APROARTE.


Daniela Barros, 1.º CBI:

Assistir a este concerto foi uma experiência bastante enriquecedora para mim, uma vez que pude ver como uma orquestra se organiza em palco e ouvir temas dos compositores Tchaikovsky e Schumann.
Espero estar presente no próximo concerto, para aplaudir todos os jovens músicos e adoraria, no futuro, tocar na Orquestra APROARTE.


Beatriz Salgueiro, 1.º CBI

Gostei bastante de assistir a este espetáculo, pois foi a primeira vez que vi e ouvi uma orquestra sinfónica ao vivo.
Na minha opinião, a forma como o Maestro Peter Askim dirigia a orquestra era maravilhosa e os jovens músicos e o pianista Teo Gheorghiu tocavam muito bem. O Maestro, a orquestra e o solista fizeram um ótimo trabalho juntos.



Concluindo, o ambiente da sala do concerto era fantástico, tudo estava em sintonia a harmonia. Foi muito gratificante poder observar a forma como funciona uma orquestra sinfónica ao vivo e ouvir o resultado desse trabalho.


Afonso Barros Lima, 1.º CBI:


Eu gostei bastante de ver e ouvir esta orquestra, pois os músicos tinham muito talento e tocavam muito bem. (…) Além da maravilhosa prestação dos músicos da orquestra, não nos podemos esquecer do contributo do solista convidado, o pianista Teo Gheorghiu, e da orientação do Maestro Peter Askim.
Neste concerto, tive, igualmente, a oportunidade de ouvir temas de dois grandes compositores: Tchaikovsky e Schumann. O segundo andamento do compositor russo, para mim, foi o melhor momento da tarde.
Em suma, neste evento, não só tive a oportunidade de enriquecer a minha cultura musical, como também fiquei com mais vontade de estudar e poder, um dia, fazer parte desta orquestra.



Beatriz Pena, 1.º CBI

Na minha opinião, o concerto da APROARTE foi uma experiência inédita, pois tivemos a oportunidade única de ouvir uma orquestra fantástica.
Foi maravilhoso ouvir as melodias magníficas que os músicos tocavam e a forma como interpretaram as músicas dos grandes compositores Tchaikovsky e Schumann foi espetacular.

Este concerto foi muito gratificante para a minha aprendizagem.


Alunos do 1.º CBI vivenciam a Arte da Pré-História



No dia 15 de outubro de 2015, o 1.º CBI visitou a Casa dos Nichos em Viana do Castelo. A atividade teve início com uma descrição feita pelo monitor da Casa dos Nichos acerca do edifício que, sendo do século XV, foi recentemente recuperado para acolher uma área expositiva onde pode ser visto parte do espólio arqueológico do concelho, com destaque para o período da Pré-história, Idade do Ferro e Romanização. 


Para além do visionamento da exposição permanente, os alunos puderam também experimentar utensílios relativos às práticas quotidianas do Homem do Paleolítico.



Realizaram, ainda, uma atividade de arqueologia experimental e expressão plástica, sob o tema “Artista da Pré-História”. Esta consistiu na criação de desenhos, gravuras e pinturas tendo como base técnicas e temas da arte Pré-Histórica e Proto-Histórica.