domingo, 28 de setembro de 2014

Estágio APROARTE, uma semana inesquecível para qualquer jovem músico




  Durante uma semana, os alunos da EPMVC que participaram no XV estágio da Orquestra Sinfónica APROARTE desenvolveram inúmeras capacidades técnicas a nível musical, mas não só! A convivência com novos professores e maestros e com os alunos de outras escolas profissionais da área artística, também lhes permitiu desenvolver novos hábitos de estudo e diferentes pontos de vista muito importantes para quem gosta de música e de cultivar amizades.

Tanto o maestro alemão Ernst Schelle, como a solista espanhola Letícia Moreno, ajudaram os vários alunos a superarem as dificuldades inerentes à exigência do repertório escolhido e a interpretar as peças, partilhando os seus conhecimentos com todos e transformando um conjunto de músicos de vários cantos do país numa “orquestra família”.

Os novos músicos que, como nós, integraram pela primeira vez esta Orquestra foram muito bem recebidos e ajudados no entendimento do funcionamento do estágio.


       Letícia Moreno com os alunos da EPMVC Ana Baganha e Rodrigo Brito


  Em suma, tratou-se de uma semana totalmente enriquecedora e produtiva, muito útil para qualquer jovem músico em formação, sendo também absolutamente divertida e inesquecível!

Ana Baganha e Rodrigo Brito 1CISP/1CICT 
Setembro 2014
             
              Orquestra APROARTE


segunda-feira, 15 de setembro de 2014


  Concerto APROARTE dá o mote ao ContactAR-TE, Artes em diálogo da EPMVC


Com o concerto da Orquestra Sinfónica APROARTE, este domingo, no Europarque em Santa Maria da Feira, dá-se início à quarta edição do projeto ContactAR-TE – artes em diálogo da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC).


Concerto Orquestra Sinfónia APROARTE, 14 setembro 2014 (imagem: Dina Fernandes) 

No programa do referido concerto, integrado no 15º Estágio Nacional da Orquestra APROARTE, que contou com cerca de duas dezenas de alunos da EPMVC, podem ler-se as seguintes palavras do maestro Ernst Schelle:
“Na história do homem, o desejo de viajar para DESCOBRIR novas terras, novas culturas, usos e costumes tem sido uma característica que permaneceu ao longo de milénios. (…) Mas donde surge esta vontade de descoberta por parte do ser humano?
Alguns procuravam terras mais férteis, outros exploravam para encontrar diamantes e ouro, e outros ainda foram movidos pela ‘fome de alimento espiritual’ que corresponde a novas formas de pensar, novas formas de arte que lidam com todas as dimensões da vida ‘interior’ do ser humano.”
Ensaio da Orquestra com o Maestro Ernst Schelle, setembro 2014 (imagem: Dina Fernandes 

Dvořák, diz Ernst Schelle, “era extremamente comprometido com o seu país e a decisão de partir para a América foi sofrida. Mas o desejo de CONHECER” sobrepôs-se a tudo.
Assim, a Sinfonia nº 9 op.95 “Do Novo Mundo” do compositor checo A. Dvořák (1841-1904) que hoje ouvimos, marca o início da exploração do primeiro tema do projeto ContactAR-TE, artes em diálogo deste ano letivo: A VIAGEM.


Espera-se que a “viagem” da nossa comunidade educativa no ano letivo 2014/2015, apesar do muito esforço que com certeza nos exigirá, nos desperte os sentidos e nos traga “inúmeros tesouros, novos recursos e novas inspirações”.
  Recorda-se que este projeto permite aos alunos da EPMVC, o contacto com expressões artísticas próximas da música, tais como a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura, a literatura, o teatro e o cinema.


No ano letivo 2014/2015 os temas serão: “A Viagem”, “O Sonho” (porque nem sempre se viaja fisicamente) e “A Dança”.