sábado, 29 de dezembro de 2012

Cuidado com o Ruído!, 2012


Cuidado com o Ruído!
 por Luísa Martins, Elisa Cancela e Ricardo Gomes em 2012 










No dia 27 de setembro de 2012, às 15h30, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, recebemos na EPMV, a Dra. Gracinda do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo que nos falou sobre Som, Ruído, Escala de Nível Sonoro, funcionamento do Sonómetro, Poluição Sonora e medidas para manutenção da saúde do aparelho auditivo.

O instrumento de medição de ruído é o sonómetro e a sua unidade de medida é o decibel (dB).

De seguida, saímos para medir o nível sonoro de vários pontos da cidade de Viana do Castelo. Como seria de esperar, nos locais mais movimentados, com maior trânsito, perto de zonas de restauração ou próximo de obras, o nível sonoro era mais elevado. Tal situação verificou-se, por exemplo, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A poluição sonora apesar de não se acumular no meio ambiente, tal como acontece com outras formas de poluição, tem efeitos adversos sobre a saúde humana, nomeadamente a perda de audição, cansaço, dor de cabeça, aumento do stress, insónias, entre outros. 

Algumas medidas têm vindo a ser adotadas no sentido de diminuir o ruído nas cidades, tais como: o incremento de transportes públicos coletivos e veículos não motorizados; a colocação de rampas de redução de velocidade; o acesso condicionado e a restrição à circulação de determinadas áreas; a utilização de barreiras acústicas; a construção de pisos com características de absorção acústica, entre outras.

Individualmente cada um de nós pode também proteger-se evitando a exposição a sons elevados. Fica o nosso conselho!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Feirão Tradicional na EPMVC, 2012



Na tarde de 21 de Novembro de 2012, no âmbito do Projeto ContactAR-TE, artes em diálogo o pátio da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo transformou-se num grande mercado tradicional onde não faltaram as castanhas (magusto) e os jogos e danças tradicionais. Toda a iniciativa decorreu num clima de festa e de boa disposição e os vários momentos foram preparados com o cuidado e a dedicação necessários.






O propósito era, também, ajudar instituições cariz social e o sorriso rasgado de todos, no final da atividade, assinalou o sentimento de dever cumprido.
O dinheiro angariado pelas seis turmas com a venda dos produtos do mercado reverteu a favor do Gabinete de Atendimento à Família (GAF), uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Viana do Castelo dedicada à ajuda às famílias, que visitámos em Dezembro.


No próprio dia 21 de Novembro, a maioria dos produtos hortícolas que não foram vendidos foram oferecidos à Casa dos Rapazes – Oficinas de São José, uma outra instituição de cariz social da cidade, dedicada à proteção de crianças e jovens.


O prémio de “melhor banca” foi atribuído a duas turmas: 1CBI e 2CISP/2CICT.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Workshop de Tuba com Eduardo Nogueroles em Julho de 2012

Em julho de 2012, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, decorreu um Workshop de Tuba de três dias, com o professor Eduardo Nogueroles.  



A estratégia metodológica do professor consistiu numa abordagem gradativa das temáticas, correspondendo cada dia a um nível diferente. Começou por abordar questões mais básicas, porém indispensáveis, para se atingir uma performance de excelência como a postura, a respiração, a qualidade sonora, etc. De seguida, foram trabalhadas questões como a articulação, as dinâmicas, o registo e a flexibilidade e, por último, foi trabalhada a interpretação.



No que concerne as aulas individuais, o professor demonstrou muito interesse por cada aluno, tal como se depreende pelos comentários emitidos e pelas sugestões apontadas.
 O professor Eduardo Nogueroles explicou a cada aluno o que, no seu entender, são os principais problemas relacionados com a técnica e com a interpretação, dando indicações para tentar solucionar os mesmos.   



Na nossa opinião, este tipo de iniciativas deveriam ser mantidas, pois permitem o conhecimento de diferentes culturas e de diferentes formas de ver o próprio instrumento, ao mesmo tempo que são um incentivo para que cada aluno estude ainda mais. 


Jorge Viana e Daniel Afonso (Tubistas)                   

quarta-feira, 2 de maio de 2012




Em 2011, os alunos do CISP/CICT visitaram o Navio Hospital Gil Eannes e, em  2012, visitaram o Museu do Traje. Estas visitas trouxeram, aos alunos dos Cursos de Instrumentista, conhecimento sobre a história recente da cidade de Viana do Castelo e, uma vez que as visitas guiadas foram em grande parte conduzidas em Inglês, promoveu-se a interligação entre a teoria e a prática, ou seja, entre as aulas de Língua Inglesa na Escola e uma situação real como a visita a um Museu.




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dia de São Valentim 2012


A 14 de Fevereiro 2012, comemorou-se o dia de São Valentim com um coração gigante composto pelos próprios alunos.